segunda-feira, 2 de junho de 2008

Carta aos meninos mais perdidos do mundo

Partilhar

Caros senhores de estado,
Venho por meio desta fazer algumas perguntas, levantar algumas questões, tentar elucidar algumas coisas e comunicar o que já há muito tempo é conhecido, mas aparentemente, os senhores ignoram. Peço que deixem a ilusão ou tentativa de iludir de lado e não se assustem com a retórica. É apenas a realidade. Não a do senhores, mas a do resto do mundo.
Se possível, gostaria que vossas excelências saíssem de suas casas brancas, rosadas, verdes e amarelas para poder, mais do que ver essa realidade, senti-la. Mas senti-la com vosso coração, que eu prefiro acreditar não ser de pedra. Sentir a epifania do olhar faminto de um morador de rua, do choro de uma mãe órfã pela violência, do desespero daqueles que são privados de poder exercer sua devoção, sua cultura. E, se isso surtisse algum efeito, que sentissem a ascese dentro dos senhores, quando se olhassem em seus caríssimos espelhos e deitassem suas cabecinhas em seus igualmente superfaturados travesseiros.
Desejo também, já que ,incrivelmente, vossas excelências conseguem dormir com o caos geral no mundo lá fora, que tenham sonhos bons, produtivos. Que sonhem com o fim dos conflitos no Oriente Médio, com o fim da miséria na África, com o fim da corrupção na América do Sul, com o fim do imperialismo no 1º mundo, com o fim da ira da natureza e, não menos importante, com o começo de soluções para todo o planeta.E que, por favor, tirem seus sonhos do plano onírico e os tornem reais. Sem projetos, planos e programas enroladores. Apenas com competência e boa vontade.
E se isso for muito difícil de conseguir, tenham a certeza de que os senhores não estão sozinhos. Há um mundo todo, sem exageros, querendo ajudar. Ninguém melhor que ninguém, ninguém superior ou inferior. Só o que falta é uma pequena, porém extremamente significante, reforma de ambas as partes: a reforma de valores. Mais humildade, honestidade e honra da parte de vossas excelências, mais compromisso, engajamento e solidariedade da nossa. Feito isso, estaremos finalmente prontos. Não para viver num mundo perfeito ou nos tornarmos criaturas perfeitas. Estaremos prontos para jogar preconceitos, diferenças e barreiras no lixo, abrirmos nossos braços e fazermos do lugar onde vivemos, um novo mundo.
Visão hippie ou romântica demais? Pode ser. Mas antes de tudo, humana. E, inacreditavelmente, esperançosa e confiante.



Partilhar

11 comentários:

Isáh disse...

Ameei o post.
Vou passar sempre por aki.
Beiijos.

Flaah ;D disse...

É complicado mesmo. Na verdade, eu acho que resolvi, vamos ver amanhã, quando eu encontrar com elas novamente ehuehuehheu, mas aii te conto como foi xD.

Fêe, muito interessante seu blog. Muito bem feito seu texto, parabéns. É grande e é gostoso de ler, sabe? Muito bom aqui, bom mesmo. Obrigada pela gentileza do seu comentário, me fez muito bem. xD
Boa Noite.

flávia. disse...

Fêe, muuuuito bem usadas essas palavras. Muito mesmo. Sua professora de redação te daria um 11, em 10 ;d dheauidheau
E o título, melhor ainda. Muito, mas muito inteligente seu texto, a maneira como você usou as palavras, etc.
E nem tem o quê comentar, já que você já disse tudo.
beeeijo

Hosana Heitz disse...

e que essa esperança, sua, minha e de todos nós, não seja a primeira que mate, e nem a ultima que morra.
que seja esperança proxima de ser concretizada

abraços!

Isa Ijano disse...

Muuuito obrigada por visitar meu blog e me linkar, pode ter certeza que vou te linkar também, não li os posts passados porque no momento vou postar no meu e estudar, tô atolada de coisas ... ahahahahaha , mas amanhã eu passo aqui de novo, promessa ;)
E quanto a este post, adoooreeei, eu acho que se cada um fizer a sua parte, tudo muda, precisamos ser a mudança para ver a mudança, e se pessoas como você ainda existem, tudo pode acontecer. Acreditar no ser humano é o primeiro passo, o outro, é adquirir a oonfiança pelos nossos representantes, é difícil, mas não impossível .

Beeeeeeeeeijoooooos !

Letícia Perini disse...

aah, obrigada querida, vou te linkar tbm então.
Adorei aqui, ótimo blog, está de parabéns!

beijos

gwen mignot disse...

Se nada der certo eu viro hip! xD
hsaushauhsa
Link-me!!!! UhuL!!!!
;D

Gil Grunwald disse...

Pode linkar sim, e obrigada pelo elogio!

Gostei do teu texto, voê escreve bem.
E concordo plenamente com suas palavras.

Não se deve perder esta visão esperançosa nunca ;)

disse...

adorei o texto, muito beeem escrito mesmooo :DD .
é grande, mas não é aquele grande cansativo de ler sabe?

beijos

Nataliinha disse...

O governo anda uma porcaria mesmo.
Da até vergonha !
BJs =)

Bárbara disse...

Nossa texto a nível de vestibular garota *-*
Muito bom,fico até sem palavras,mais se humildimente posso dizer algo,opskaposkapsskks',é que temos que repensar nossos valores mesmo,é complicado,mas,devemos...
Beijo e muito profundo o texto *-*