terça-feira, 26 de agosto de 2008

A sinceridade cobra mais barato!

Partilhar Lembra aquela vez que o gatinho da balada disse que tinha te adorado, que ia te ligar, cujo telefonema você espera até hoje? É, sinto te informar, mas ele mentiu pra você. E quando a menina que aparentava ser super amiga sua, revela ser de uma falsidade incrível? Mentirosaaa, da pior espécie. Mas e naquela situação que você falou para os seus pais que ia estudar, mas foi mesmo é pro shopping matar aula? Você se considera no mesmo nível que o gatinho da balada e a amiga falsa? Ou pra você, uma mentirinha boba não faz mal a ninguém?


A mentira tem várias características bem marcantes: tem pernas curtas(mas que podem alcançar dimensões gigantes), tem má fama e tantos adeptos que o mercado de mentirosos está até saturado. Aliás, atualmente os métodos de identificação de mentirosos são bem avançados, até porque eles quase sempre se dividem em dois grupos: os dos bobos que se fazem de espertos e o dos espertos que se fazem de bobos. Mesmo tão manjada, tão velha, a mentira não sai de moda. E o porquê disso é muito simples: a mentira atrai tanto por ser sempre a solução mais fácil para os problemas. Mas no impulso de mentir, as pessoas esquecem que mais fácil nem sempre é sinônimo de melhor!


Pense nas vezes em que te falaram coisas duras, porém verdadeiras. Ou nas vezes em que, por mais difícil que tenha sido, você enfrentou o medo da bronca ou da desaprovação e contou a verdade. O alívio não foi muito maior? Apesar de toda a facilidade que a mentira oferece, é sempre(sempre!) melhor sofrer um pouquinho e ser sincero, pois a longo prazo, a mentira vai cobrar todas as suas supostas vantagens. E em questão de economia, a sinceridade sempre cobra mais barato! hahah ;D


É claro que uma omissãozinha aqui, uma desculpinha ali, serão sem importância nenhuma daqui a pouco. Mas o que você consegue com elas é esquecido rapidamente também, por isso não podemos comparar as situações, cada mentira tem um grau. Já a verdade, mesmo que pequena, sempre traz mais reconhecimento e maturidade. Enfim, acho que eu já defendi bem a honestidade por aqui. Ah, só mais uma coisa: a mentira pesa muitoooo na consciência. E no mundo tão denso em que vivemos, quem tá a fim de carregar mais peso?!






PS: esse texto foi escrito um pouco às 11:45, na aula de química, e outro pouco às 15:30, na aula de física, pois a autora encontra-se extremamente sem tempo. E demorou ainda mais pra escrever essa pauta pro Blorkutando por querer fugir de moralismos e por se considerar sincera. demais.


beeijos Partilhar

14 comentários:

Magnum Borini disse...

Olá, seu blog é de garotinha mas eu adorei! continue assim! abração!

Camila Colossi disse...

Oiieee :)
teem aviiso no meu blog ;
vee laah?


se cuidaa


;*

Isadora Ijano disse...

Eu sei lidar com mentiras, assim como verdades, e não tem nada que eu deteste mais do que uma pessoa contando uma mentira, que eu sei que é mentira , e não desmascaro porque minha educação não permite .
Hahahahah .

Beeeeeeeeeeeeijos !

Amanda Diógenes. disse...

Lá no Blog tem selo pra você :*

Mary West disse...

Sou a favor da omissão, vejo um diferencial entre mentir e omitir. As vezes a gente naum diz certas coisas pq são meros detalhes, ninguem quer ouvir que tá gorda, nem minha mãe pode dizer isso, porém em situações mais sérias, um termino de namoro por exemplo, as palvras tem que serem sinceras.

Nataliinha disse...

Mentira é smp mentiira .

Bj bj =*

Hosana Heitz disse...

A mentira na maioria das vezes, é valvula de escape.
Apesar de que ser verdadeiro nos torna um ser humano muito superior. A verdade valoriza as pessoas. E deve ser dita sempre na hora certa. Na dúvida, não escolher por mentir, e sim ser sincero, na medida certa.
=)
abraços e adorei o post!

- Sam ;9 disse...

é complicado esse negocio de mentira, porque todo mundo é mentiroso e negar isso é mentir ainda mais. é claro que tem pessoas que mentem mentirinhas bobinhas, e aquelas por maldade mesmo, mas é tudo mentira!

Camila Siqueira disse...

Kii textoo..
adoreiii!

disse...

"a mentira é o segredo da maldade"

"um dia pretendo tentar descobrir porque é mais forte quem sabe mentir. não quero lembrar que eu minto também" Eu sei - Legião Urbana

Nada mais a comentar :)*

disse...

gostei do texto. Mas mentiria se dissesse q não solto umas mentirinhas por aí pra aliviar algumas situações. Mas peso na consciência eu n carrego. São mentiras de 0,25 graus.

Amanda Diógenes. disse...

Fêêh, passa lá, tem memé e selo pra você ;D
Beijos ~*

marina; disse...

mentir é feio, já dizia minha vó.
maaas... eu não sou ninguém pra julgar alguém.
beijos. bons textos os seus!

Tailany Silva disse...

HUm, é bom dizer a verdade, mas de vez em quando, faço uso de algumas mentirinhas.Tem um selo pra vc no meu blog, vá lá!
=***